Platão foi um discípulo de Sócrates e ambos eram cidadãos de Atenas. Enquanto cidadãos ateniense, o que se esperava dos dois é que participassem ativamente do governo da cidade, ou seja, uma de suas atribuições era a participação na política. Mas lembre-se de que foi essa mesma Assembléia, da qual eles faziam parte, que condenou Sócrates à morte, depois de ele ter sido acusado de negar os deuses e corromper a juventude com seus ensinamentos. à época da morte de Sócrates, em 399 a. C., Platão contava com 29 anos de idae e era um dos principais seguidores da ideias defendidas por seu mestre.
o julgamento de Sócrates (descrito por Platão em seu livro A apologia de Sócrates) e sua posterior condenação marcaram profundamente o pensamento de Platão acerca da política. Ele passou a desacreditar da democracia. Mas, é claro, não foi esse o único fator que fundamentou a filosofia política platônica. Na verdade, o pensamento político de Platão é um desenvolvimento de sua teoria do conhecimento.
Você deve ser lembrar de que Platãofaz distinção entre o mundo sensível, percebido pelos sentido, e o mundo inteligível, percebido pelas ideias - e, por isso, também chamado de mundo das ideias. A bem da verdade, essa distinção se processa no próprio ser humano, sendo o corpo o responsável pelo mundo sensível, enquanto a alma é a responsável pelo mundo das ideias. E não se esqueça de que para esse filósofo ateniense, fundador da Academia, o verdadeiro conhecimento sobre as coisas só pode ser alcançado no mundo das ideias, enquanto que no mundo sensível o máximo que podemos apreender são as imagens distorciadas das coisas (lembra as sombras na caverna?) Há uma coisa a ser esclarecida. A ideia de alma de Platão nada tem a ver com espiritualidade, religião. Trata-se, na verdade, da razão humana.
Em seu diálogo chamado A Repúblia, Platão descreve o Mito da Caverna, por meio do qual ele exemplifica a distinção que faz entre os dois mundos. Nessa mesma obra, ele escreve algumas de suas principais concepções sobre política.
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